Você sabe o que é um software “portable”?

Há alguns anos, surgiram os arquivos portables portáteis. Trata-se de executáveis de softwares que, geralmente, exigem muito espaço no HD do computador e um DVD para instalação.

Eles têm esse nome porque cabem em um pendrive e, portanto, podem ser levados de um lado para o outro.

Só que nem sempre é necessário instalar um programa no computador quando você o utiliza pouco, não é mesmo?

Por exemplo: particularmente, ODEIO o Corel Draw! Não adianta alguém tentar me convencer de que é um excelente programa vetorial: eu não caio nessa! Mas vez ou outra, uma gráfica terrivelmente desatualizada me manda um arquivo em .cdr (arquivo do Corel). Como o Illustrator (esse sim é um excelente programa vetorial) não abre esse tipo de arquivo, tenho que ter o Corel instalado. Contudo, me recuso a instalá-lo e, para isso, tenho um portable no meu pendrive. Assim, executo o Corel, abro o arquivo e salvo em .ai (arquivo do Illustrator). Bem mais prático.

Existem portables de vários softwares diferentes. Para procurar algum, basta acessar o Google e escrever “portable: nomedosoftware” que você encontra vários por aí.

Claro que para quem utiliza sempre certos programas, vale a pena tê-los instalado. Mas fica a dica 😉

, ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

