Introdução às mídias sociais

O que são mídias sociais?
Meios de transmissão de informação e conteúdo. Em geral, carregam diversas formas de relacionamento: conhecer, trocar mensagens e criar grupos.
São mídias abertas ao público, têm custo baixo e vida própria. Sendo assim, você como empresa, deve interagir com seus clientes e ter uma eficiente estratégia de comunicação para atingí-los.

A socialização das mídias
Muito se fala sobre o avanço gigantesco que está modificando a vida das pessoas. Já não se pensa apenas de acordo com os pais, familiares ou amigos de escola; nem a televisão e o rádio são os únicos meios de influência. Agora se pode conversar e relacionar com pessoas do mundo inteiro, seja por meio de música, vídeos, textos ou busca de relacionamentos. Em apenas alguns segundos você pode falar com alguém do outro lado do mundo, vê-lo, escutá-lo e trocar experiências. Esse é um momento ímpar onde o conhecimento é compartilhado e divulgado.

E as empresas no meio disso tudo? Como ficam?
Elas estão correndo atrás para acompanhar seus clientes. Perceberam que eles não apenas aceitam informações e acreditam nos comerciais, mas procuram saber, conversam com outras pessoas, “tuítam”, entram em comunidades do Orkut, tornam-se fãs no Facebook e postam vídeos no Youtube. Sem contar tantas outras mídias.

Como acompanhar o cliente?
Por meio da atenção ao comportamento do consumidor e do marketing de relacionamento. Com isso, a empresa cria um vínculo com o cliente e conquista sua fidelização.

Case: Obama

Um dos casos de maior impacto internacional foi o do Obama, que criou perfis no Twitter, um canal no Youtube (com cerca de 1.800 vídeos postados e 200 milhões de visualizações) e mais de 500 grupos de discussão criados no Facebook. Com isso, mais de 67% do montante arrecadado em contribuições vieram da internet.

E você, vai ficar fora dessa?

—–

Referências:
TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital – Tudo o que você queria saber sobre Marketing e Publicidade na Internet e não tinha a quem perguntar. SãoPaulo:Novatec Editora, 2009.

REVISTA WEBDESIGN. Rio de Janeiro:ARTECCOM, 2010.

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: