O ato de fidelizar clientes

Por que?

Antes de mais nada, é importante saber o porquê de fidelizar um cliente. Segundo Philip Kotler, conquistar novos clientes custa de cinco a sete vezes mais do que manter os já existentes. Além disso, clientes fiéis tendem a consumir mais e reclamam quando estão insatisfeitos, pois acreditam na marca/empresa, querem melhorá-la (ao contrário do cliente não fiel, que não reclama, fala mal, e nunca mais volta). Terry Vavra, consultor americano, afirma que um cliente insatisfeito costuma contaminar cerca de treze prováveis clientes, enquanto que um satisfeito influencia apenas cinco.

O que influencia na satisfação de um cliente?

Produtos e serviços de qualidade; Preço justo; Boas condições de pagamento; Cumprimento de prazos e compromissos; Escuta atenciosa; Descontos e ofertas especiais; Facilidade de compra;

Antes de mais nada, identifique-os. Assim como na vida amorosa, não é possível relacionar-se com quem não se conhece. Depois, aprenda sobre eles, sobre suas necessidades e desejos, e estreite o relacionamento, fazendo com que ele se sinta único e importante para sua empresa. Isso te dá uma enorme diferenciação e faz com que o cliente não pense em migrar para um concorrente, pois já tem uma relação de confiança com você.

Cuidado: você pode perdê-lo!

Fidelizar um cliente é muito demorado e perdê-lo, muito rápido. Se ele se sentir de alguma maneira lesado, seja por falta de atenção em suas reclamações ou por se sentir menosprezado, ele não hesitará em começar um novo relacionamento do zero com um concorrente.

Então, mãos à obra!

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: