Erros cometidos por profissionais de saúde nas mídias sociais

Se você é um profissional de saúde, provavelmente você sabe um pouco sobre mídias sociais e se sente compelido a usá-las algumas vezes, mas odeia todo esse “modismo” e acha que as pessoas que ficam o tempo todo na frente do computador ou tuitando do celular não têm mais o que fazer. Certo? ERRADO!

O Twitter, assim como outros tipos de mídias sociais, são ferramentas importantíssimas para que você tenha acesso ao seu paciente, para entender suas necessidades e forma de pensar em relação, até mesmo, ao seu trabalho.

Consideremos, então, que você sabe que é importante, mas não sabe como utilizar essas ferramentas. Existem erros que podem até desvirtuar sua especialidade, violar o sigilo de pacientes ou, até mesmo, limitar seu crescimento profissional. Você quer isso? Acho que não. Então dê uma olhada no que você NÃO pode fazer:

NEGAR

A maioria dos profissionais de saúde desejaria que a mídia social não existisse. Questões sobre como, quando e por que meios de comunicação social são importantes e úteis causam indigestão e alguns simplesmente dizem “não” para as mídias sociais. O problema com isto é que a mídia social existe para milhões de pessoas (500 milhões só no Facebook), e ignorar todos os meios de comunicação social é ignorar as necessidades de seus pacientes e uma vasta gama de novas oportunidades de desenvolvimento de negócios.

AMEDRONTAR-SE

Depois da negação, muitos profissionais passam à fase de aceitação relutante. Desconhecimento gera ansiedade e medo, que parece algo ridículo para pessoas com coragem de fazer coisas bem mais “horropilantes”. Afinal de contas, a maioria das pessoas não nasceu para fazer cirurgias. Então tenha calma: você também pode aprender a trabalhar com mídia social, assim como aprendeu a fazer uma cirurgia.

 

FICAR COM PREGUIÇA

Estar presente nas mídias sociais dá trabalho. Não é um trabalho de salvar vidas ou um trabalho de pesca de salmão do Alasca, mas requer uma reflexão, tempo e energia. Uma pessoa que utiliza seu tempo para se conectar com as pessoas, está trabalhando e construindo seu futuro. Use seu tempo sabiamente, trabalhe para atingir metas positivas.

 

 

NARCISISMO

Muitos profissionais de saúde vêem o Twitter como o lugar onde as pessoas falam sobre sua vida e o que eles comem no almoço. Apesar de parecer, acredite: a mídia não é sobre você. Ninguém que lê o seu mural ou tuítes se preocupa com o que você sente. Mídia social é sobre como se conectar, como ajudar os outros com informações úteis, compartilhando idéias e construindo oportunidades de negócios. Se você quiser tocar a vida e crescer profissionalmente, a mídia social é uma forma elegante para dar início ao processo.

 

EGOÍSMO

Mídia Social não é propaganda. O uso egoísta dos meios de comunicação inclui apenas a radiodifusão seus artigos e posts, usando o Twitter como um fluxo de propaganda ao invés de uma oportunidade para a conexão. O uso mais poderoso do Twitter é quando você usa o retweet (RT) e as @ respostas(replys). A mídia social é sobre doação. Ofereça um bom conteúdo, informações, dicas que as pessoas podem usar para viver melhor e ter uma vida saudável. Compartilhe artigos e informações de outras fontes que você sabe que vão ajudar os seus leitores. Quanto mais você dá, mais pessoas irão segui-lo.

 

SER ANTIÉTICO

Você até pode usar as mídias sociais de forma antiética mas, como na vida offline, agir assim não é uma boa. É antiético violar a confidencialidade dos seus clientes. Portanto, não faça nenhum tipo de menção sobre experiências ou dados demográficos deles. Se você tem um perfil em qualquer tipo de mídia social e o disponibiliza, deve se lembrar que qualquer um pode vê-lo. Então cuidado com o que diz.

 

FALTA DE IMAGINAÇÃO

Este pode ser o maior erro de todos. Os profissionais da saúde não inventam, colocam barreiras, esperam por alguém mais autorizado para dar permissão e, essencialmente, param de crescer. É frustrante. Corra disso! Invente, imagine, sugira… seus pacientes, com certeza, vão interagir com você se lhes for concedido algum espaço.

Fonte: KevinMD.com

Anúncios

, , , , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: