As Compras Sociais em 2011

Confira esta lista de Richard MacManus do RWW com itens acrescidos por Maria Fernanda Lacerda Pereira, que aborda quais itens das compras coletivas serão sucesso em 2011:

  • OFERTA DO DIA

O sistema de ofertas diárias cria uma urgência na compra e contribui para a compra por impulso. Como há um contador mostrando que oferta vai acabar em algumas hora, o consumidor se sente pressionado e leva um tempo muito menor para avaliar a compra.

  • COMPRA SOCIAL EM TEMPO REAL

Ofereça um desconto realmente muito grande em um produto por dia (estilo Peixe Urbano e cia). A idéia é mostrar que o desconto é tão bom que o estoque pode acabar a qualquer momento. Por isso, os consumidores interessados ficam obrigados a comprar o quanto antes se quiserem aproveitar.

  • CHECK-IN DE LOCALIZAÇÃO

Para usuários do Foursquare ou Facebook Places, o conceito já é conhecido. Trata-se, basicamente, de uma rede social ou aplicativo baseado em informações sobre os locais em que você vai.
Quanto mais lugares você for, mais pontos acumula. A competitividade, apesar do que pareça, não é o centro da questão. O ponto aqui é relacionar-se com outras pessoas que já foram nestes lugares – ou estão lá agora, e obter informações. Assim sendo, temos uma ótima plataforma apta à propaganda espontânea e à fidelização de clientes.

  • SCANNER DE CÓDIGO DE BARRAS

Tecnicamente, comparar através de smartphones são é compra social. Possibilita, no entanto, uma experiência que gera tanto valor que com certeza deve estar alinhada a uma possibilidade de compartilhamento de informaçãões com o resto da Web.
O scanner de código de barras em si, permite que você busque on-line produtos semelhantes ao que você está vendo em uma loja física, para fazer comparações. Estamos falando aqui de informação em tempo real. O Buscapé, por exemplo, já tem um aplicativo que faz isso para o iPhone.

  • GERAÇÃO DE BUZZ

Devido ao senso de urgência da compra em pouco tempo ou tempo real, esse tipo de oferta gera um buzz muito grande, pois as pessoas querem contar aos seus conhecidos da ótima compra e os sites já são totalmente preparados para isso, com integração entre mídias sociais. É um reforçador do valor da marca e propaganda espontânea ao mesmo tempo.

 

Fonte: WebContexto.

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  1. #1 por Eduardo Kuntze em 28 de novembro de 2010 - 12:53

    O crescimento deste modelo de negócios é impressionante ! Não imaginava quanto. Li no http://www.bolsadeofertas.com.br que no Brasil ja tem 246 sites de compras coletivas. Se imaginarmos que essa onda começou em março com o http://www.peixeurbano.com.br …. veja só em apenas 8 meses… realmente é fantastico!

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